A Família e o Contexto Escolar

A Família e o Contexto Escolar

A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos tem apresentado um papel importante no desempenho escolar. O diálogo entre a família e a escola é cada vez mais um auxílio para que haja um equilíbrio no desempenho escolar.

O tema sobre a participação dos pais na vida escolar dos filhos tem sido tratado sob um contexto multidisciplinar.

Em relação aos aspetos históricos, alguns autores procuraram compreender a dinâmica da relação família-escola, com destaque para a família como agente socializador, ao darem ênfase aos filhos que aprendem valores, sentimentos e expetativas por influência dos pais.

Outros autores focam os aspetos sociais, referindo-se às transformações sociais ocorridas dentro do seio familiar, e explicam que poucos são os casos em que os pais compartilham a responsabilidade sobre a vida escolar de seus filhos.

E por último, sobre a compreensão da relação família-escola a partir dos aspetos psicológicos. Estudos realizados, fundamentam que estes aspetos influenciam a educação escolar dos filhos, ou seja, os filhos vivem reflexos negativos e positivos do contexto familiar, interiorizando-os conforme o modelo recebido, e esses modelos parecem possuir um peso considerável no contexto escolar.

A importância da família para a escola também tem sido analisada em relação a outros fatores como: o comportamento dos alunos em sala de aula e os problemas de adaptação.

Estudos procuram compreender como os pais concebem e contribuem para estes fatores do quotidiano escolar.

Focando os problemas de adaptação escolar, podemos constatar a interdependência dos pais na adaptação dos filhos à escola. Mostra-se assim que não é possível analisar a criança com uma fraca adaptação fora do contexto familiar dando mais importância ao distanciamento entre pais e filhos como fator de dificuldade no desempenho e na adaptação.

Pesquisas mais recentes classificam a relação família-escola em cinco perspetivas.

A primeira dá importância à influência dos fatores sociais da família no desempenho escolar dos filhos e inclui a classe social dos pais e a sua relação com o desempenho escolar dos filhos, onde se conclui que a existência de um grande número de pais analfabetos, dificulta a ajuda aos seus filhos nas tarefas de casa.

A segunda perspetiva aborda a influência do contexto pedagógico da família na sua relação com a escola.

A terceira perspetiva refere-se à participação dos pais na escola, indicando que a presença dos pais na vida escolar dos filhos constitui um factor indispensável para o desempenho escolar, dando importância à presença dos pais principalmente nas reuniões realizadas nas escolas.

A quarta perspetiva discute a importância dos pais para o desempenho escolar dos filhos num sentido mais direcionado aos aspetos do desenvolvimento da aprendizagem.

Esta, revela que a mãe, com maior frequência, é quem acompanha as atividades escolares dos filhos, fator que tem vindo, cada vez mais, a ser contrariado.

Por último, a quinta perspetiva mostra a importância dos pais sobre o sucesso ou insucesso escolar dos filhos, chamando à atenção para que os pais sejam melhor orientados sobre as atividades e obrigações escolares dos filhos, o que permitiria um compromisso maior dos filhos em alcançarem o tão desejado sucesso escolar.

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