Áreas de Conteúdo-Competências/Objetivos:
• Socializar a criança: tomar consciência de si própria e dos outros; realizar ações com os outros, interagindo; estimular a inserção no grupo; estimular a noção de responsabilidade.
• Estimular hábitos de autonomia.
• Regular o seu comportamento com base em atitudes de solidariedade e de respeito pela diferença.
• Iniciar aquisições de espaço e tempo.
• Reconhecer o próprio corpo e a sua relação com o espaço.
• Adquirir a estruturação do esquema corporal: lateralização; estímulo à motricidade fina e coordenação visual-motora.
• Controlar movimentos de perícia e manipulação como: lançar, receber, pontapear, lançar em precisão, transportar, driblar e agarrar.
• Desenvolver progressivamente as possibilidades expressivas e criativas através de experimentações e produções plásticas.
• Reconhecer e mobilizar elementos da comunicação visual, tanta na produção e apreciação das suas produções, como em imagens que observa.
• Descrever, analisar e refletir diferentes manifestações de artes visuais, a partir da observação e contacto com diversas modalidades expressivas (desenho, pintura, fotografia, vídeo, escultura, banda desenhada, etc) em diferentes contextos físicos e digitais e expressando a sua opinião e leitura crítica.
• Desenvolver progressivamente as possibilidades expressivas utilizando o corpo, a voz, o espaço e os objetos.
• Criar situações de comunicação verbal e não verbal.
• Utilizar e recriar o espaço e os objetos, atribuindo-lhes significados múltiplos no jogo simbólico, no jogo dramático, em situações imaginárias e de recriação de experiências do quotidiano, individualmente e com outros.
• Apreciar espectáculos teatrais e outras práticas teatrais de diferentes estilos, de género, de origens culturais e de características, verbalizando a sua opinião e leitura crítica.
• Reconhecer e organizar possibilidades do meio sonoro.
• Utilizar a voz como instrumento de expressão.
• Explorar possibilidades expressivas do corpo relacionadas com o meio sonoro.
• Iniciar a aquisição de um sentido rítmico.
• Valorizar a música como fator de identidade social e cultural.
• Desenvolver o sentido rítmico e de relação do corpo com o espaço e com os outros.
• Expressar sentimentos e emoções através da dança, em diferentes situações.
• Interpretar pequenas sequencias de movimento, dançando de forma coordenada a apropriada à temática.
• Refletir sobre os movimentos rítmicos e as coreografias que experimenta e/ou observa.
• Conhecer e apreciar diferentes manifestações coreográficas, usando linguagem específica e adequada.
• Compreender o adulto e as crianças.
• Exprimir-se e comunicar: estimular a comunicação espontânea; encorajar a imaginação e encorajar a capacidade de improvisar.
• Aperfeiçoar a linguagem.
• Aumentar vocábulos.
• Meio de ampliação do pensamento (organizando ideias e sequências lógicas; reconhecendo e copiando o próprio nome com letra maiúscula; desenvolvendo a leitura ocasional (do nome, de frutas, etc.
• Reconhecer diferentes linguagens como meios de informação e comunicação.
• Conhecer e utilizar regras básicas de escrita.
• Utilizar as TIC para jogar e aprender.
• Iniciar a criança na observação do mundo que a rodeia.
• Procurar explicações e verificá-las.
• Criar, selecionar, comparar, classificar e ordenar objetos.
• Desenvolver capacidade de visualização, memorização e atenção.
• Desenvolver a capacidade de observar.
• Desenvolver o desejo de experimentar e a curiosidade de saber.
• Aprender a ter uma atitude crítica.
• Aprender as regras básicas das boas maneiras.
• Adquirir noções de direitos e deveres e que desenvolvam o espírito de cooperação.
• Reconhecer elementos do mundo social e natural, as suas funções e utilidade.
• Aprender a demonstrar cuidado e respeito pelo ambiente.
• Questionar, analisar e propor explicações face a situações observadas.