• Garantir a descoberta e o desenvolvimento dos seus interesses e aptidões, capacidade de raciocínio, memória, espirito crítico, criatividade, sentido moral e sensibilidade estética, promovendo a realização individual em harmonia com os valores da sociedade;
• Assegurar uma formação geral comum a todas as crianças que lhes garanta, que nesta formação sejam equilibradamente inter-relacionados o saber e o saber fazer (a escola e o dia a dia da criança);
• Proporcionar o desenvolvimento físico e o motor, valorizar a motricidade e promover a educação artística, de modo a sensibilizar para as diversas formas de expressão estética, detetando e estimulando aptidões nesses domínios;
• Proporcionar às crianças experiências que favoreçam a sua componente cívica e socio afetiva, criando atitudes positivas de relação e cooperação, para o seu desenvolvimento e aproveitamento das capacidades;
• Fomentar o gosto por uma constante aquisição de conhecimentos;
• Favorecer o desabrochar da criança, através de atividades lúdicas que permitam uma aprendizagem global (cognitiva, afetiva, sensorial, motora e estética);
• Promover o sucesso escolar, a auto estima, o esforço individual, e o trabalho de equipa;
• Desenvolver a capacidade de atenção, memorização, a tomada de decisões e escolha de valores e estilos de vida saudáveis.
Sala de Estudo
No Mundo das Tropelias, mais especificamente na sala de estudo, pretendemos criar um ambiente tranquilo, rodeado de amor e afetos, pois acreditamos que este influencia de forma mais positiva os nossos alunos e que é o mais favorável para o estudo.
Posto isto, estamos em condições de afirmar que, para que haja aprendizagem é necessário o envolvimento dos estudantes em todo o processo.
Para as Professoras e restante Equipa do Mundo das Tropelias é fundamental estar constantemente a motivar as nossas crianças e jovens para o estudo, para que este seja algo prazeroso e não uma obrigação, um sacrifício, ou como eles, por vezes, referem uma “seca”.
Nós partimos do princípio que, todos os alunos são capazes, independentemente da sua personalidade ou ritmo de trabalho. Por isso, ensinamos-lhes metodologias de trabalho, de forma a facilitar-lhes o estudo e a torná-los cada vez mais autónomos.
Essas metodologias de trabalho passam por ensinar-lhes a: organizar os seus materiais escolares e o local de estudo, gerir o tempo de estudo, estudar uma matéria de cada vez e a intensificar o estudo das matérias em que sentem mais dificuldades, tirar bons apontamentos nas aulas, fazer um resumo, produzir textos, prepararem-se para os testes e ou exames, entre outras.
Após a assimilação destas metodologias de trabalho, pensamos estarem reunidas as condições necessárias para que os alunos alcancem o sucesso escolar.