Jardim de Infância

 

Objetivos gerais

Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança fomentando a sua inserção em grupos sociais diversos e no respeito pelas várias culturas, numa perspetiva de educação para a cidadania;

Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, contribuindo para a sua igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso na aprendizagem;

Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;

Proceder à despistagem de inadaptações ou deficiências e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;

Proporcionar à criança um ambiente de bem estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;

Desenvolver a comunicação e as várias expressões (expressão motora, dramática, plástica e musical), como meio de sensibilização estética e de compreensão do mundo;

Incentivar a participação das Famílias no processo educativo, assim como manter reacções de colaboração com a comunidade.

Projeto Educativo

Áreas de Conteúdo-Competências/Objetivos:

Área de Formação Pessoal e Social

Socializar a criança: tomar consciência de si própria e dos outros; realizar ações com os outros, interagindo; estimular a inserção no grupo; estimular a noção de responsabilidade.

Estimular hábitos de autonomia.

Regular o seu comportamento com base em atitudes de solidariedade e de respeito pela diferença.

Área de Expressão e Comunicação Domínio das Expressões: Motora

Iniciar aquisições de espaço e tempo.

Reconhecer o próprio corpo e a sua relação com o espaço.

Adquirir a estruturação do esquema corporal: lateralização; estímulo à motricidade fina e coordenação visual-motora.

Reconhecer e nomear sensações: visuais, gustativas, auditivas e olfativas.

Área de Expressão e Comunicação Domínio das Expressões: Dramática

Desenvolver progressivamente as possibilidades expressivas utilizando o corpo, a voz, o espaço e os objetos.

Criar situações de comunicação verbal e não verbal.

Área de Expressão e Comunicação Domínio das Expressões: Plástica

Reconhecer e atualizar adequadamente diferentes formas, cores, materiais e técnicas.

Representar plasticamente vivências e emoções.

Área de Expressão e Comunicação Domínio das Expressões: Musical

Reconhecer e organizar possibilidades do meio sonoro.

Utilizar a voz como instrumento de expressão.

Explorar possibilidades expressivas do corpo relacionadas com o meio sonoro.

Iniciar a aquisição de um sentido rítmico.

Área de Expressão e Comunicação Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita

Compreender o adulto e as crianças.

Exprimir-se e comunicar: estimular a comunicação espontânea; encorajar a imaginação e encorajar a capacidade de improvisar.

Aperfeiçoar a linguagem.

Aumentar vocábulos.

Meio de ampliação do pensamento (organizando ideias e sequências lógicas; reconhecendo e copiando o próprio nome com letra maiúscula; desenvolvendo a leitura ocasional (do nome, de frutas, etc.

Reconhecer diferentes linguagens como meios de informação e comunicação.

Conhecer e utilizar regras básicas de escrita.

Utilizar as TIC para jogar e aprender.

Área de Expressão e Comunicação Domínio da Matemática

Iniciar a criança na observação do mundo que a rodeia.

Procurar explicações e verificá-las.

Criar, selecionar, comparar, classificar e ordenar objetos.

Desenvolver capacidade de visualização, memorização e atenção.

Área do Conhecimento do Mundo

Desenvolver a capacidade de observar.

Desenvolver o desejo de experimentar e a curiosidade de saber.

Aprender a ter uma atitude crítica.

Aprender as regras básicas das boas maneiras.

Adquirir noções de direitos e deveres e que desenvolvam o espírito de cooperação.

Reconhecer elementos do mundo social e natural, as suas funções e utilidade.

Aprender a demonstrar cuidado e respeito pelo ambiente.

Questionar, analisar e propor explicações face a situações observadas.

 


Em Arquivo